Muitas pessoas fazem viagens durante o carnaval e muitas vezes ficam em dúvidas sobre como proceder em caso de levar os bichinhos para viagem, ou onde deixá-los caso não possam leva-los, então o que fazer?

Vamos começar com o transporte dos nossos queridos animaizinhos. O código de trânsito brasileiro não tem uma lei que especifique a forma que os animais devem ser levados, mas tem dois artigos que falam sobre o transporte dos nossos companheiros.

Artigo 235: Conduzir animais nas partes externas do carro.
Por incrível que pareça tem quem transporte animais em caçambas de caminhonetes, ou gaiolas com pássaros amarradas no teto de carros, e essa forma de transporte é uma infração gravíssima, e acarretando na retenção do veículo, além de multa ao condutor.

Artigo 252: Conduzir animais na sua esquerda, ou no colo.
Ter aquele velho habito de transportar o seu cachorrinho no banco de passageiro do lado do motorista, além de ser perigoso ao motorista e o animal, é uma infração media, outro habito que alguns motoristas tem, é de levar o animal no colo durante a viagem que também se enquadra nesse artigo e é passível de multa.

Uma maneira fácil de transporta seu animal é numa ‘cadeira’ especial para ele, desenvolvida para que haja conforto e segurança, que é presa ao cinto, e em caso de acidente o animal estará protegido. Caso seu amigão seja um pouco maior, como um pastor alemão, ou um labrador, você pode usar uma coleira peitoral, e que você prende no cinto de segurança do carro. Um detalhe que vale a pena ressaltar é que nunca se deve prender o cinto na coleira do animal, pois num acidente ou movimento mais brusco pode estrangular seu bichinho.

Animais soltos no podem distrair o seu dono enquanto está na direção, no caso de um acidente ou uma freada brusca o animal pode voar pelo para-brisa, se machucando e ferindo outros viajantes. Já os cachorros que adoram viajar tomando um vento no rosto, o perigo é o mesmo que viajar com os braços para fora, um outro veículo pode passar e machucar o animal, até mesmo mata-lo.

Viagens em ônibus e aviões
Se você não tem carro, e quer fazer uma viagem e vai de ônibus, saiba que você pode levar seu companheiro de quatro patas, porém é necessário apresentar atestado veterinário que comprove a saúde do bichinho, e comprovar que tomou suas vacinas em dia.

Com exceção do cão-guia, outros animais devem ficar dentro de caixas ou gaiolas, e caso você queira que seu pet fique no banco ao seu lado, precisara pagar uma passagem extra para isso.

No caso de aviões cada empresa tem uma regra para o transporte de animais, variando entre peso, tamanho e raça que não proibidas de embarcarem.

Um exemplo é a LATAM que não transporta cachorros da raça American Bully, e gatos persas, essas restrições normalmente são associadas a complicações que o animal pode ter durante a viagem. A exigência feita por todas as empresas de aviação no Brasil, é um atestado veterinário que comprove a saúde do animal, e dependendo do destino precisara comprovar a vacinação antirrábica do seu bichinho.

Infelizmente nem sempre podemos levar nossos amigos de quatro patas para todos os lugares, e deixá-los sozinhos em casa não é uma opção viável, e uma das melhores opções para quem tem esse problema é um hotel para cachorro, um ambiente seguro, confortável e com profissionais que irão cuidar extremamente bem do seu amigo animal.

Esses espaços são equipados com brinquedos, adestradores e comumente veterinários para melhor atender o seu animal. Outra opção é deixa-lo na casa de amigos e familiares com quem seu animal já tenha afinidade para não estressa-lo. E lembre-se, se for deixar seu companheiro de vida na casa de um amigo, ou no hotel, leve os itens básico dele, como caminha, pote de alimentação, coleira, comida, brinquedos específicos que ele goste, e se ele estiver tomando algum remédio não deixe de avisar e levar a medicação.

Então agora que você já sabe como transportar de forma segura seu animalzinho, como viajar com ele nos ônibus e aviões e caso não possa leva-lo, onde deixa-lo é só preparar as malas, pegar a coleira e cair no mundo atrás de mais uma aventura!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *